Suplementação


  WHEY PROTEIN



O QUE É?

 O post de hoje será voltado à suplementação, estava faltando, até hoje eu não havia falado nada sobre suplementos. E vou começar com provavelmente o mais famoso entre os atletas, não atletas, nutricionistas e até médicos em geral, o Whey Protein. Vou dividir esse assunto em alguns posts, é um assunto bem discutido na net, em pesquisas e acaba se tornando algo grande, massivo se eu colocar tudo de uma só vez, já que estou postando todos os dias, por enquanto, vou dividir esse assunto em algumas partes. 
Essa proteína é nada mais que a proteína extraída da porção aquosa do leite (o soro) durante o processo de fabricação do queijo. Existem vários tipos de Whey Protein, e com diversos outros ingredientes inclusos, sendo assim importante consultar o rótulo de um produto para verificar se foram adicionados outros ingredientes além da proteína do soro do leite. Em muitos casos, são encontradas outras fontes de proteína, como a albumina, uma quantidade mais concentrada dos também famosos BCAAs, etc.
O Whey é comumente encontrado em pó, para preparo de shakes, pode ser consumido a qualquer hora do dia. E também existem versões na forma líquida e em gel.
Essa proteína também tem a vantagem de ser mais fácil e rapidamente absorvido pelo organismo, pois, ao contrário de todas as demais proteínas, ele pula a etapa de digestão no estômago e é diretamente absorvido no intestino delgado, como foi mostrado num estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition em 1996. O que significa que a sua absorção pelos músculos e todos os demais tecidos é praticamente imediata e rapidamente é usado como anticatabólico no músculo, e isso é a primeira grande característica que atrai a nossa atenção, é a alta digestibilidade dessa proteína. Grande parte dela é aproveitada pelo organismo, ao contrário das proteínas aprisionadas em alimentos, cujo aproveitamento é inferior e grande parte é excretada do organismo.


Whey Protein - História

  O uso popular da whey teve início na Inglaterra e Itália, em 1650, onde era vendida na forma líquida. Seu consumo, com o tempo, se expandiu por todo o mundo. Em 1930 já estavam pesquisando cientificamente esse material. O grande problema, no entanto, estava nos altos índices de colesterol, sódio, lactose e gordura existentes no soro até então.
  Já haviam relatos sobre a primeira descoberta desta proteína e data-se em 6000 A.C., quando acidentalmente uma porção de leite de vaca ou cabra coagulou e acabou formando o soro do leite, de forma natural. Por volta de 420 A.C. foi documentado o primeiro registro médico a sobre esta substância, quando Hipócrates aplaudiu os benefícios desta proteína para o bem estar do ser humano.
  Mas foi em 1980 que desenvolveu-se o processo de microfiltração, pelo qual já se era possível extrair uma whey com baixos índices de gordura e composta por 80% de proteínas. O primeiro produto com sabor, da marca Designer, foi comercializado em 1993 com sucesso, tornando-se rapidamente popular e acessível devido também à sua redução de custo.

Conclusão

   Bem, galera primeiramente gostaria de me desculpar, pois fiquei um tempo sem postar, e não terminei a ultima parte do suplemento alimentar Whey Protein. Agora já até meio que perdi a linha de raciocínio. Mas depois de tudo que eu coloquei aqui Concluem-se então os inúmeros benefícios do whey protein não apenas para desportistas, mas também para pessoas comuns na colaboração para uma boa saúde, ao contrário do que muitos profissionais da saúde costumam alegar. Um médico uma vez disse que Whey era uma “porcaria”, e mandou eu não tomar essas coisas. Pensei:
“Nossa como ele pode falar assim de algo que ele nem deve saber do que se trata?”.  De fato as pessoas que não conhecem os suplementos alimentares costumam associa-los à anabolizantes e/ou coisas que prejudicam à nossa saúde, o que é uma grande inverdade, os suplementos, não apenas o Whey Protein deveriam ser consumidos por atletas e não atletas também, com certeza iria contribuir e muito para a saúde da população, talvez um dia esse preconceito sobre os suplementos seja quebrado definitivamente, afinal seria melhor para todos.