terça-feira, 6 de março de 2012

O que é o BCAA, e como tomar.



  Bom, um Brother meu começou a treinar sério, e me pediu umas dicas de suplementos dietas e tudo mais, dieta eu indiquei uma dieta cutting básica. E suplemento eu indiquei o básico do básico, também. Entre os suplementos estava o BCAA expliquei cada um, mas o BCAA ele acabou não entendendo muito bem e eu escrevi pra ele no Facebook de forma sucinta e explicada, então resolvi aproveitar parte do que eu deixei pra ele e postar aqui alguma coisa. Eu lembra que quando fiz os posts sobre o Whey Protein eu pretendia escrever sobre o BCAA, mas fiquei muito tempo sem postar e acabei esquecendo.

 Mais de 20 aminoácidos são essenciais para a construção de nossos músculos e para a manutenção de importantes funções vitais. O corpo humano pode produzir por si só quase todos, com exceção de 8 a 10 que devem ser obtidos por meio da alimentação ou suplementação.
Dentre esses aminoácidos (chamados aminoácidos essenciais), temos 3 deles que são os chamados BCAA's (Aminoácidos de cadeia Ramificada):

•         L-Valina
•         L-Leucina
•         L-Isoleucina

 BCAA é a abreviação de "Branch Chain Amino Acids" que significa "aminoácidos de cadeia ramificada". Eles estão entre os suplementos mais importantes para qualquer programa nutricional esportivo. Os BCAA's constituem cerca de 35% da massa muscular corporal e são essenciais para a manutenção e o crescimento dos músculos. Além de construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo.

Como os BCAA's agem?

 Durante o treino intenso, o corpo normalmente fica em um estado altamente catabólico. Nesse momento, se não houver os nutrientes necessários para abastecerem seu organismo durante o treino, ele passa a "roubar" os aminoácidos que estão presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular.

 O sinal para o corpo interromper a síntese de proteínas nos músculos e começar a entrar no estado catabólico é justamente a liberação desses BCAA's "roubados" dos músculos.
Fornecer os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), especialmente durante esses períodos intensos dos músculos, faz com que esse sinal não seja dado, e consequentemente os músculos continuem a sintetizar proteínas e não entrem em catabolismo.

 Os BCAA's agem, também como transportadores de nitrogênio, que auxiliam os músculos a sintetizarem outros aminoácidos necessários para promover o crescimento muscular.
 Ou seja, os BCAA combinam aminoácidos mais simples para formar todo um tecido muscular mais complexo.

 Ao fazer isso, os BCAA's estimulam a produção de insulina, cuja principal função é permitir que o açúcar do sangue seja absorvido pelas células musculares e usado como fonte de energia.
Essa produção de insulina faz com que os aminoácidos penetrem mais facilmente nas células musculares, para que possam servir de matéria-prima na construção dos músculos.

 Ingerir os BCAA's imediatamente antes ou durante um treino intenso com pesos ou um treino aeróbico melhora seus resultados e seu desempenho. Tomar os BCAA's junto da alimentação pós-treino ou de um drink de recuperação irá ajudar na reposição mais rápida de BCAA nos músculos, acelerando a recuperação muscular e prevenindo o overtraining.

 Qualquer pessoa que deseja ganho muscular ou uma fonte de energia natural, sem qualquer efeito colateral, deve considerar seriamente incorporar a suplementação de BCAA's em sua dieta.








  BONS TREINOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário